Os desafios da gestão de rotina na Engenharia Clínica são enormes, pois a todo momento o nosso cenário tende a sofrer mudanças que são influenciadas por novas tecnologias e/ou momentos no qual estamos vivendo. Dentre as principais dificuldades que os serviços de engenharia clínica tendem a sofrer uma delas é a deficiência na previsibilidade no planejamento estratégico e ao mesmo tempo gerir o aumento de demanda sem um aumento equivalente no orçamento, tendo como premissa garantir a melhoria dos padrões de qualidade, segurança e disponibilidade de equipamentos.
O Lean é uma filosofia que traz uma abordagem enxuta para os processos, no qual é definido o que é valor para o cliente e executado o que realmente precisa ser feito. Com o apoio de metodologias/ferramentas adequadas a necessidade de melhoria e o trabalho em equipe com foco na melhoria contínua, é possível identificar diversos desperdícios no nosso dia – a –dia que não agregam valor ao que deve ser executado.
Os benefícios de se implantar uma cultura Lean em serviços de Engenharia Clínica são enormes, além de auxiliar na redução dos desperdícios do setor, entregando ao cliente o que ele precisa, no tempo e na maneira que deseja, melhora os processos de trabalho, aumenta a satisfação dos colaboradores e reduz custos para Instituição de Saúde. É importante ressaltar que uma vez que os processos estão padronizados e organizados, as pessoas sabem o que fazer e compreendem seu valor nas atividades. O trabalho colaborativo de uma equipe de Engenharia clínica, onde as pessoas são ouvidas e as suas sugestões de melhorias implementadas, produz motivação e comprometimento de todos.
O Lean é uma jornada para a busca da perfeição e um grande desafio para as Instituições de Saúde que resolvem implementar na sua cultura, sem dúvidas é um grande diferencial para a transformação dos processos e do mindset das pessoas envolvidas e entregar um serviço de saúde de qualidade, com segurança.
Por: Ana Laisi Parente, Coordenadora de tecnologias médicas da EBEM/TECSAÚDE.
Comments